O Duque de Caxias Futebol Clube vem a público se posicionar sobre a matéria publicada no site Globoesporte.com no dia 10/12/2020 às 17h13 com o título “Árbitro relata ameaças de morte e agressões na Série B1 do Carioca: ‘Sou bandido do Chapadão'”, utilizando a súmula da partida contra o Nova Iguaçu, na última quarta-feira (9), pela semifinal geral do Carioca B1, publicada no site da FERJ, como única fonte para tal matéria.
Na visão do Clube, o título da matéria é bastante sensacionalista e pode trazer prejuízos à carreira do atleta Richard, a quem o árbitro relatou na súmula como sendo autor da frase, que está em destaque no site. Em nenhum momento, a Assessoria de Imprensa do Duque de Caxias Futebol Clube foi procurada para esclarecer a situação, como manda um dos princípios básicos do bom jornalismo. No entanto, quase duas horas depois de publicada, e com toda a repercussão negativa para o Clube do caso, a matéria recebeu uma atualização com o posicionamento do atleta, que está abaixo.
Realmente eu me exaltei após o fim da partida e parti pra cima do trio de arbitragem para questionar a péssima atuação deles. Passei um pouco do limite na hora de questionar, e sei que não agi da melhor maneira. Mas é importante afirmar que não agredi ninguém, e em momento algum disse que era bandido do Chapadão ou morro algum. O árbitro falta com a verdade ao relatar tal afirmação, e vai precisar provar. Sou atleta profissional de futebol, ganho a vida dentro de campo e sustento minha família dessa forma. Sou de uma família humilde, e sempre fui educado e orientado para viver longe do crime e das amizades ruins. Sei o valor do meu trabalho, e respeito aqueles que apostam e dependem de mim. Na discussão com o quarto árbitro, no calor do ambiente e com o clima tenso, ele disse que era policial, e daria tiro na gente. Eu falei para ele ir no morro do Chapadão ou qualquer outro morro com bandido se quisesse trocar tiro e não ameaçar a mim e meus companheiros. Se teve alguém ameaçado em campo, esse alguém foi eu.
O Duque de Caxias Futebol Clube respeita e valoriza o trabalho não só do GloboEsporte.com, como de todos os veículos de imprensa, porém, neste caso, nos sentimos prejudicados com a forma em que foi abordada uma questão tão séria e que pode trazer danos irreversíveis à carreira do atleta e à reputação do Clube.
Vale ressaltar também que o Duque de Caxias Futebol Clube repudia qualquer forma de violência dentro e fora dos gramados, antes, durante e depois das partidas, porém reconhece que houve excesso de alguns atletas após o apito final contra o Nova Iguaçu por conta da má condução de uma partida tão importante pelo quarteto da arbitragem.
Estamos à inteira disposição da imprensa para mais esclarecimentos sobre o caso.
Duque de Caxias Futebol Clube