Duque de Caxias vence em Xerém e está a um empate da Série A

Pixote decide, Tricolor faz 1 a 0 no Nova Iguaçu e larga na frente na semi da B1

Por: Sidney Araujo
05/12/2020 – 18:39
Foto: Arthur Barreto / DCFC / AMS

O Duque de Caxias venceu o Clássico da Baixada com o Nova Iguaçu na tarde deste sábado (05) por 1 a 0, no Marrentão, e está a um empate de voltar à elite do futebol do Rio de Janeiro após seis anos. Em um dia em que a chuva castigou o bairro de Xerém, Alex Pixote aproveitou a grande oportunidade do jogo para dar a vitória ao Duque na primeira semifinal do Carioca Série B1. O jogo de volta será na próxima quarta (09), às 15h, no Estádio Laranjão.
Leia mais: DUQUE DE CAXIAS SE PREPARA PARA A PRIMEIRA DECISÃO PELO ACESSO

Primeiro tempo: chuva, cruzamentos e empate

O primeiro tempo foi de pouco lances de gol, mas palco de uma intensa disputa pela posse da bola. Contudo, mesmo com a dificuldade devido à chuva, os times conseguiam chegar na única maneira que dava: nos cruzamentos. A primeira boa chance foi aos 22 minutos. Após cruzamento para área, a bola foi desviada pelo alto e quase Rafael Tanque chegou para completar, mas a bola foi parar nas mãos de Luis Henrique. Por outro lado, a equipe do Nova Iguaçu tinha dificuldades de sair para o jogo e parava na poça ou na defesa do Tricolor.



A última boa tentativa foi aos 40 minutos. Depois da bola rondar a área, ela parou para Rafael Tanque finalizar de dentro da área e o zagueiro salvar na marca do pênalti. Na continuidade do lance, Ronan finalizou por cima do gol, desperdiçando uma das raras tentativas de ataque da primeira etapa.

Segundo tempo: Duque de Caxias aproveita condições de jogo e Alex Pixote é fatal

Apesar da chuva ter dado uma trégua, a partida seguia no mesmo ritmo do primeiro tempo com muita marcação, cruzamentos e pouco toque de bola. Sob condições climáticas adversas e com um adversário muito forte, o Duque precisa aproveitar as poucas brechas que o confronto oferecia. E foi exatamente isso o que aconteceu. Logo aos seis minutos, Douglas Pedroso recebeu da entrada da área pelo lado esquerdo e tentou o chute. A bola ia no gol, mas acabou parando numa poça de lama e sobrando para Alex Pixote chutar forte para abrir o placar no Marrentão.



Atrás do placar, o Nova Iguaçu tentava sair para o ataque, mas era neutralizado por Oziel, Edmário, Gonçalves e cia. Quando não eram os defensores de linha, Bruno estava lá para salvar. Aos 51 minutos, na última chance do jogo, a bola foi cruzada pela esquerda e a defesa tirou em cima da linha. Na continuação do lance, Marquinhos cruzou pela direita e o goleiro apareceu no alto para mandar a escanteio. No fim, o Duque de Caxias segurou a pressão dos visitantes e garantiu o triunfo para o jogo de ida da semifinal geral do Carioca B1.



FALTA UM JOGO APENAS!

O Duque de Caxias terá três dias de total concentração e preparação para enfrentar a equipe do Nova Iguaçu pela partida de volta da semifinal do Carioca B1. Vale lembrar que, em caso de vitória do adversário, o acesso é do Nova por ter vencido o primeiro turno. Dessa forma, não há chances de ter uma decisão por pênaltis. Quem passar se garante no Carioca Série A e também carimba a vaga para a grande decisão contra Maricá ou Sampaio Corrêa.

PATROCINADOR

PARCEIROS